Gestão por competências como aplicar e qual sua importância

A administração por competências está presente nas organizações atuais. Os conhecimentos, habilidades atitudes dos colaboradores são fundamentais para tirar recursos do papel , deste modo, satisfazer metas objetivos.

O tema, apesar disso, ainda gera dúvidas em profissionais de recursos humanos. Deveras, nem a humanidade reconhecem a relevância desse padrão ou sabem como implementá-lo na companhia.

O que é administração por competências?

A administração de competências faz uma parte do cotidiano dos profissionais de recursos humanos. Basta imaginar que os colaboradores precisam ter um mínimo de qualificação técnica comportamental para treinar uma função no mercado de trabalho.

Também verdadeiro é o fato de que, com um cenário cada dia com mais adversário, as corporações precisam se superar atingir metas mais rigorosas. O que exige uma correta proporção de desenvolvimento de seus profissionais.

Ocorre que, quando pesa a sua relevância, as organizações, varias vezes, não priorizam as competências em seus processos de recursos humanos, como alistamento, avaliação, treinamento, remuneração etc.

Não há, nesses casos, uma administração por competências, quer dizer, orientada para desenvolver essas capacidades essenciais para conseguir os objetivos metas do negócio.

Imagine, por ex, que você é gerente para separar um profissional em meio a um conjunto de candidatos.

Em determinada hora, surge um concorrente com uma ótima epístola de recomendação com um currículo que demonstra resultados alcançados em outra empresa.

Ora, na verdade, isso é um ótimo sinal , se você recruta por desempenho, a procura está encerrada. Apesar disso, será que o opositor reúne as habilidades de que sua organização necessita? Quais são suas capacidades comportamentais relacionais? Este traz alguma novidade conhecimento para equipe?

Ter sido competente não significa ter o conjunto essencial de competências de que sua empresa necessita, muito menos a capacidade para desenvolvê-las.

Logo, mesmo em frente a uma boa pista, o profissional de recursos humanos precisa agir de outra forma se quiser desenrolar se está diante do opositor ideal. É preciso mudar a orientação dos seus processos considerar novas métricas de leva.

Nesse sentido, o ato de achar desenvolver conhecimento, habilidades atitudes está no núcleo os processos são estruturados para realizar essa prioridade, empresa está gerindo por competências.

Quais são as peculiaridades da administração por cultura?

Ao adotar uma administração por competências, a organização muda os processos de recursos humanos, atualizando os já existentes incorporando novos. Deveras, é provável checar o início de certas peculiaridades:

Mapeamento mensuração metódico de competências

O padrão exige a identificação de quais são as necessidades de qualquer incumbência ou função, igualmente a verificação do intervalo entre essas demandas as potencialidades dos colaboradores.

Logo, uma de suas peculiaridades é o jacente mapeamento mensuração de competências.

Alteração nos processos seletivos

Maneira como empresa escolhe os profissionais também sofrem mudanças com a administração por competências. Em linhas gerais, deve-se expor que as técnicas de seleção ganham relevo nesse protótipo, como provas situacionais, ativas de conjunto, psicodramas, entrevistas etc. Tudo para legalizar as potencialidades descritas no currículo analisar novas.

Uso da ciência

Também, como solução de expertise manter soluções de informática para automatizar funções. É geral vermos softwares de alistamento, ERPs, aplicativos de armazenamento na nuvem, por ex.

Mudança dos padrões de avaliação

Outra propriedade é que a avaliação de desempenho passa a conceder maior ênfase às competências requeridas para os cargos da empresa. A equipe de RH verificará se o colaborador, deveras, possui as habilidades técnicas, relacionais comportamentais para função exercida, também em quais pontos este precisa se desenvolver.

Remuneração por competências

Os planos de curso também são prejudicados pela administração por conhecimento. Nesse padrão, a tendência é uma hierarquização das diferentes capacidades, assim os cargos são pensados a lascar do conjunto de competências exigidas de seu titular.

Praticamente, as pessoas mais aptas tendem a envolver as funções superiores serem muito remuneradas.

Ênfase em treinamentos qualificação

As organizações que adotam a administração por competências assumem um papel de prol no desenvolvimento das potencialidades dos colaboradores. Se transforma em geral a promover de treinamentos, o incentivo a qualificação profissional, as parcerias com instituições de ensino etc.

Fixação da cultura de desenvolvimento profissional

Como empresa define que o padrão de maneiras aguardado é a qualificação o aprimoramento profissional, a tendência é que os colaboradores desenvolvam hábitos costumes nesse sentido.

Logo, com o passar do tempo, a valorização das competências passa a figurar da cultura organizacional, sendo um muito considerado pela ampla maior parte.

Reconhecimento de competências da organização

Uma última particularidade interessante é a promoção de competências da empresa, como revérbero das competências individuais. Por ex, o usuário que elogia o ajuda da empresa “x” reconhece, na organização, uma habilidade de seus profissionais.

Quais as melhoras da administração por conhecimento para empresa?

A opção pela administração por competências deve facilitar os colaboradores a atingirem as metas estabelecidas, como progredir os chamados indicadores de RH.

Isso ocorre porque, em vez de cobrar resultados que as pessoas busquem riqueza por conta própria, o padrão foca na geração das condições com finalidade de profissionais produzam o que se espera deles. Confira vantagens dessa prática:

Proveito de satisfação motivação

Companhia foca somente nos resultados, varias vezes, ela ignora que o desempenho deve ter sido fruto de contingências. Por ex, um zelador deve se beneficiar de um aumento do normal da demanda em um retalho, ainda que suas resoluções não tenham contribuído para os mais grandes ganhos da empresa.

Logo, é orgânico que os colaboradores se sintam motivados satisfeitos avaliados por suas competências não unicamente pelo desempenho. Na realidade, a administração por competências é intrínseco das ideologia de valor justiça.

Redução da alternação

Uma maior proximidade entre as competências as necessidades de qualquer função conduz naturalmente à redução da alternação de pessoal. Entre muitos outros motivos, verifica-se o seguinte:

  • não faz sentido desobrigar pessoas que atendem às demandas de suas funções;
  • a qualificação dos profissionais deixa a priorização de recrutamentos internos;
  • empresa será mais bem atingir os indicadores de praça, particularmente em atingir nas suas escolhas.

Metas

Na administração por competências, os colaboradores terão as condições técnicas, relacionais comportamentais requeridas para as funções dos seus cargos. Logo, se os objetivos, metas métodos foram adequados factíveis, a tendência é que os planos fixados se concretizem.

Resumidamente, o sucesso do ação de planejar empresarial exige a presença de uma lista de condições, da que faz secção o nível de preparo das equipes.

Aumento da produtividade

Também, a congruência entre as competências do profissional as necessidades do missão se reflete em um proveito de produtividade. Ora, os colaboradores terão o conhecimento, as habilidades atitudes certas para empregar os recursos disponíveis entregar montante para organização.

Esse aumento no rendimento individual habilita empresa a realizar objetivos mas ousados, como buscar o prolongamento de sua participação no mercado o aumento de receitas, por ex.

Posted in adm